Na última sexta-feira, na sede do Sinditac/Cootac, foi realizada discussão sobre o piso mínimo da ANTT, fazendo comparativo dos valores atualizados a partir da portaria Nº 210, de 24 de junho de 2022 e pesquisa por meio de formulários com questionamento enviado para os transportadores do país onde os dados foram tratados e o resultado consta a seguir, demonstrando que os valores do piso mínimo têm uma defasagem e não demonstram a atual realidade.
A reunião foi ministrada pelo professor Dr. Jose Valdemir Muenchen que tem trabalhado constantemente nesse tema com o intuito de contribuir para que seja encontrado o valor mais justo possível e que atenda a realidade da maioria dos transportadores.
O professor desenvolveu uma planilha onde cada transportador pode preencher com seus dados e da sua realidade, pois se sabe que algo nessa proporção do piso mínimo não contempla exatamente a realidade de cada um. Desta forma, esse material vem para somar e quem quiser ter acesso a ela pode entrar em contato com a secretaria que será disponibilidade ao transportador para o mesmo ter uma ideia real do seu custo de transporte.
O contato pode ser feito através dos telefones 55 3332-8355 / 3332-8435 Whtas 55 99233-3898 ou pelo email: atendimento@cootac.com.br ou a planilha pode ser acessada através do link: https://cootac.com.br/wp-content/uploads/2022/07/EXEMPLO-Calculo-do-Custo-do-Frete.xls